terça-feira, 29 de maio de 2012

Teatro em Pedra em 2011


 Peter Pan

Em 2011 a oficina encenou Peter Pan.
Que tal sabermos um pouco mais sobre este personagem?  Um pouquinho de informação de cada vez...
Como surgiu Peter Pan?
Peter Pan surgiu como personagem do livro "The Little White Bird" ( O pequeno pássaro Branco), do  escritor escocês J.M. Barrie, publicado em 1902.
Em 1904, o texto foi adaptado para uma peça de teatro e, em 1906, o trecho onde Peter aparece como personagem é republicado com o título "Peter Pan nos jardins de Kensington".
Em 1911, Barrie faz uma nova adaptação em livro intitulado "Peter e Wendy",  com o formato que conhecemos hoje.
   Capa do livro em 1915.

Capa do livro traduzido por Ana Maria Machado,  Editora Salamandra. Leitura imperdível!
Curiosidade: você sabia que o pai e o Capitão Gancho são representados, tradicionalmente, pelo mesmo ator? Imagina por quê?


Peter Pan no cinema
Tradicionalmente, Peter Pan é interpretado no teatro por mulheres. No cinema, esta tradição se manteve até a versão de 2003, que tem Jeremy Sumpter no papel de Peter.
Existem várias versões cinematográficas sobre a história de Peter Pan. A primeira é  de 1924,  lançada pela Paramount, em filme mudo  dirigido por Herbert  Brenon.
 
 cartaz do filme de 1924
Ficou curioso? Então veja uma cena deste filme:



O segundo filme sobre Peter Pan foi um desenho animado lançado  pela Walt Disney em 1953.
O filme modifica a peça original de Barrie. No texto original, Peter escutava, pela janela, as histórias que a mãe de Wendy lhe contava. No desenho, Wendy e seus irmãos já tinham conhecimento de Peter antes do primeiro contato com o garoto. Outra diferença: na história original, os Garotos Perdidos são adotados pela família e, no desenho, eles voltam para a Terra do Nunca. Há outras modificações.... Que tal ler o livro e comparar os filmes com a estória original de Barrie?
Para se animar a fazer esta análise, veja as primeiras cenas do filme de Walt Disney e reveja a cena dirigida por Brenom, em 1924.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco! Envie seu comentário.